Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Urucuia MG: Cassado o mandato do Prefeito e seu vice pela Corte Eleitoral Mineira

Corte determina novas eleições em Urucuia

A Corte Eleitoral mineira cassou, na sessão desta segunda-feira (29), por quatro votos a três, o prefeito e o vice da cidade de Urucuia, Geraldo Anchieta Rosário Oliveira (PR) e Matusalém Pereira Mota (PT), por captação ilícita de sufrágio. A decisão também determinou a aplicação de multa somente ao prefeito e a realização de novas eleições na cidade.
A ação de investigação judicial foi apresentada pelo segundo colocado nas eleições de 2012, Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho (PMN), que alegou que o prefeito, eleito em 2008 e candidato à reeleição em 2012, e seu vice vinham praticando atos que configurariam captação ilícita de sufrágio, por meio de entrega de materiais de construção a eleitores. O juiz eleitoral não entendeu que houve ilicitude nos atos praticados, mas, em julgamento de recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a relatora do processo, Maria Edna Veloso, julgou procedente e votou pela cassação de prefeito e vice por entender que houve sim compra de votos. Segundo a juíza, na sessão do último dia 15, quando se iniciou o julgamento: “é somente a captação ilícita de sufrágio que conecta a abordagem dos eleitores pelo Prefeito candidato à reeleição e o súbito e ostensivo apoio político daqueles à candidatura deste à consumação da doação de materiais de construção pelo candidato aos eleitores”.
O voto da juíza Maria Edna foi seguido por mais dois juízes da Corte, enquanto outros três integrantes votaram pela manutenção da sentença de primeira instância, qual seja, a não cassação de prefeito e vice. Na sessão da última quinta-feira (25), o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, proferiu voto de desempate, cassando o prefeito e o vice de Urucuia, ficando para a sessão desta segunda-feira (29) a definição sobre a execução da decisão.
A decisão da Corte, que determina a realização de novas eleições para prefeito na cidade, será executada após a publicação do julgamento de eventuais embargos de declaração. A partir daí, o presidente da Câmara Municipal de Urucuia deverá ocupar o cargo de prefeito, interinamente, até que sejam empossados os novos eleitos.

Em 2012, Geraldo Anchieta Rosário Oliveira e Matusalém Pereira Mota foram eleitos com 2.821 votos (50,02%). O segundo colocado, Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho, ficou com 2.741 votos (48,60%).

Processo relacionado: RE 58746
Fonte: http://www.tre-mg.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário