A construção de escolas de educação infantil com recursos do
Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede
Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), iniciativa do
governo federal que compreende creches e pré-escolas para crianças até
cinco anos de idade, segue padrão arquitetônico definido pelo Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto leva em conta
as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e
social dos estudantes na faixa de até cinco anos, em combinação com a
diversidade do país nos aspectos ambientais, geográficos e climáticos.
O FNDE tem dois modelos de projetos a serem seguidos pelas
prefeituras na construção de escolas de educação infantil pelo
Proinfância, segundo a quantidade de estudantes a ser atendida em cada
unidade, conforme as orientações da NBR 9050 da Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT).
Projeto arquitetônico tipo B — Para construir a
escola, a prefeitura precisa dispor de terreno com dimensões mínimas de
40 por 70 metros para área construída de 1.323,58 metros quadrados. O
espaço tem capacidade para 240 crianças em dois turnos ou 120 em turno
integral. O prédio, térreo, tem cinco blocos, distribuídos entre as
funções administrativa, de serviços e multiuso e blocos pedagógicos, um
pátio coberto e área externa para playground, torre de água e
estacionamento.
No bloco administrativo ficam a secretaria da escola, sala dos
professores, diretoria, almoxarifado e sanitários masculino e feminino
para adultos. No bloco de serviços, rouparia, lavanderia, copa para
funcionários, depósito de material de limpeza, vestiários masculino e
feminino, despensa, cozinha, bufê e lactário. O bloco da creche, para
crianças até três anos de idade, tem fraldário, sanitário e áreas de
atividades, repouso, alimentação e solário. Já o bloco da pré-escola,
para crianças de quatro e cinco anos, tem espaço de atividades, repouso e
solário.
A complementação dos espaços para esses estudantes está no bloco
multiuso que tem sala, sanitários para meninos e meninas, sanitários
para adultos e para pessoas com deficiências, sala de informática e
telefone.
Além de definir os espaços físicos, o projeto arquitetônico descreve
os materiais de construção, acabamento, forro, telhado, acessibilidade,
rampas de acesso e piso tátil, entre outros itens.
Projeto arquitetônico tipo C — O terreno deve ter
dimensões mínimas de 45 por 35 metros para área construída de 781,26
metros quadrados. O espaço tem capacidade para atender 120 alunos em
dois turnos ou 60 em tempo integral, em quatro blocos: administrativo,
de serviços e dois pedagógicos, com pátio coberto. Na área externa ficam
o playground, caixas d’água e estacionamento. Os equipamentos e o uso
dos espaços do projeto tipo C são iguais ao do tipo B.
Fonte: MEC / Ionice Lorenzoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário