Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia 21 de Março: Dia Mundial da Síndrome de Down

São nossas diferenças que nos tornam únicos e especiais.

Cada um de nós tem uma personalidade, opinião, gosto, estilo, etc. Não teria a menor graça se fossemos todos iguais, por isso devemos respeitar as diferenças. Não se trata apenas de aceitar os outros como são, mas também de nos aceitarmos, saber que todos têm qualidades e defeitos e devemos ser feliz da maneira que somos!!

 A síndrome de Down foi descrita pelo médico inglês John Langdon Down, em 1866. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da síndrome era genética.

A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias.
 
Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21.
 
Os cuidados com uma criança que possui a síndrome de Down não se diferenciam em nada com os cuidados destinados a crianças que não possuem essa síndrome. Especialistas recomendam aos pais que estimulem a criança a ser independente, conforme cresce. Ela deve ser tratada com naturalidade, respeito e carinho. Embora, quando na fase adulta, a pessoa com síndrome de Down, na maior parte dos casos, não consiga atingir níveis avançados de escolaridade, ela consegue trabalhar, praticar esportes, viajar etc.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário